
Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele.
Provérbios 22:6
Erroneamente esse texto é entendido como garantia de que a criança, ensinada nas verdades bíblicas, jamais se desvia da fé. Mas o fato é que, muitas vezes, pais fiéis assistem, com a alma em frangalhos e o coração dolorido, seus filhos deixarem a igreja e renegarem as verdades nas quais uma vez creram, a despeito da boa instrução dada a eles, desde os mais tenros anos.
Então a Bíblia está mentindo? O sábio proverbista teria se equivocado? Seria isso uma promessa falível? Estaria o texto de Provérbios 22:6 afirmando que crianças ensinadas nas verdades bíblicas não apostatam? Se assim for, onde ficaria o livre-arbítrio, ou seja, a liberdade de escolha (inclusive a de escolher o mal) dada por Deus ao ser humano?
A Bíblia não mentiu, o sábio proverbista falou sob a inspiração infalível do Espírito Santo, essa não é uma promessa falível... Isso porque esse texto é um provérbio e não uma promessa de Deus ou garantia dada por Ele de que crianças ensinadas na Sã Doutrina (Palavra de Deus) jamais farão escolhas erradas.
Há um direito que Deus concedeu ao homem chamado Livre-Arbítrio, ou seja, o direito de escolha. Deus respeita o direito de escolha: “Eis que, hoje, Eu ponho diante de vós a bênção e a maldição” (Deuteronômio 11:26); “Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal” (Deuteronômio 30:15); “... te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência” (Deuteronômio 30:19); “... escolhei, hoje, a quem sirvais” (Josué 24:15).
Como Pais zelosos, dediquem-se e empenhem-se em ensinar o seu filho no caminho do Senhor e a guardar a Sua Santa Palavra e se futuramente eles escolherem o caminho errado continue orando e clamando ao Senhor para haver arrependimento e o retorno ao Caminho.
Faça como o pai do filho pródigo, ou como Deus fez conosco... Nunca desista do teu filho e embora não concorde com as escolhas erradas, deixe claro que a possibilidade de retornar existe e que você o aguarda no mesmo lugar de braços abertos!