#

"Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo."

Romanos 5:1

Não sabemos com certeza quem escreveu este texto, embora muitos acreditem que foi o apóstolo Paulo. O que podemos afirmar é que ele é inspirado por Deus. Este versículo nos ensina que a paz com Deus e a justificação vêm pela fé em Jesus Cristo.

A justificação pela fé é um ato de justiça de Deus em nosso favor, onde Ele declara justos aqueles que são injustos por natureza. Isso se tornou possível através da morte e ressurreição do seu filho Jesus, que pagou pelos nossos pecados e nos deu, por meio da fé, a justificação. Isso mostra tanto o amor quanto a justiça de Deus. Embora mereçamos punição pelos nossos pecados, Jesus se tornou pecado por nós, para que, nEle, sejamos feitos justos diante de Deus.

Entendendo o que é a justificação pela fé e sua necessidade para termos paz com Deus, vamos explorar quais são os efeitos disso em nossa vida. Aquele que tem fé apresenta mudanças internas e externas em sua vida. Como diz o texto:

"Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!"

2 Coríntios 5:17

A justificação é unicamente pela fé, mas o efeito disso é uma mudança radical de pensamentos e comportamentos. Por exemplo, imagine que você está dirigindo à noite por uma estrada desconhecida e vê pessoas acenando e gritando para você parar, dizendo que a ponte à frente caiu. Se você tiver fé - acreditar no que eles estão dizendo -, certamente irá parar o carro e tomar uma rota diferente; terá um comportamento diferente. Mas, se não acreditar, você seguirá em frente, afinal, não acredita no que eles estão dizendo.

Da mesma forma, quando temos fé, nos reorientamos para seguir aquilo em que acreditamos.

Perseverar na fé melhora nosso caráter e nos traz a recompensa da vida eterna. Somente quem não desiste da fé em Deus recebe o que Ele tem preparado para nós. A perseverança também nos impede de sermos destruídos diante das dificuldades. Escolha hoje perseverar na fé em Deus, por meio de seu filho Jesus, para que ela tenha ação completa em sua vida, trazendo paz com Deus, mudança de vida e esperança de uma vida eterna próxima do nosso Criador.