
"Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, a encontrará. Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma? Pois o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com o que tenha feito."
Mateus 16:25-27
Essa é a resposta que Jesus dá a seus discípulos sobre a afirmação de Pedro dizendo que Ele não seria crucificado. Ele explica que o seu dever era esse, e que não temos proveito algum se vivermos segundo nossa própria vontade, porque de nada adianta ganharmos o mundo se perdermos a salvação.
A expressão ganhar o mundo é uma hipérbole, ou seja, um exagero, mas podemos pensar em pouquíssimas pessoas ao longo da história que poderiam dizer que o alcançaram, sejam elas lideres políticos, pensadores, cientistas que deixaram um legado nesse mundo. Mesmo esses, se perderam a sua salvação, de nada adiantou.
Vivemos em uma sociedade onde as pessoas estão satisfazendo seus próprios prazeres, prazeres supérfluos e passageiros. Mas nós cristãos e herdeiros dos Céus, devemos renunciar o mundo e tudo o que nos afasta da presença de Deus. Isso só é possível se orarmos e pedirmos a Deus que nos oriente em todos os nossos caminhos, sobre o que devemos mudar nas nossas vidas, sobre quais hábitos devemos deixar e quais hábitos devemos adquirir.
A palavra "renúncia" parece muito pesada, mas acima de tudo, ela significa abandono.
Quando oramos nesse sentido, Deus fala conosco, seja através da palavra, em sonhos, usando algum servo seu ou da forma que Ele preferir. Agora cabe a nós escutarmos a sua voz e pedir para que Ele nos dê força para renunciarmos as nossas próprias vontades e planos para seguir o plano perfeito que Ele preparou para cada um de nós e certamente seguir o plano de Deus para nossa vida nos fará pessoas completamente realizadas.