
"Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos."
Juízes 21:25
Em tempos em que algumas figuras influentes buscam propagar em toda a sociedade o relativismo moral, precisamos contrapor tais influências inconsequentes com a verdade absoluta das santas Escrituras. Ainda que se utilize de explicações sinalizando boas intenções, o relativismo jamais pode ser tido como um fundamento sólido e tampouco sustentável para promoção de uma sociedade saudável.
Quando os israelitas possuíram a terra das nações cananeias que Deus reprovara pelas suas práticas infames, receberam um grande desafio que lhes remetia a missão primordial de se constituírem uma nação modelo de santidade. Deveriam honrar ao Deus Altíssimo. Altos e baixos marcaram esse período da história dos hebreus, em que juízes foram dados por Deus ao povo a fim de os exortar à obediência e ao compromisso com a honrosa missão divina conferida a eles.
A incompreensão da necessidade de se manterem unânimes na direção divina fazia com que, mesmo buscando agradar a Deus, os israelitas errassem a direção e em confusão não percebessem seus equívocos. Eles tinham a promessa de que lhes seria dado um líder, um profeta como Moisés. Isso lhes deveria servir para fortalecimento do senso de unidade. Entretanto, aquela comunidade formada por Deus se desviava da submissão e da unidade para a ausência de sentido e liderança, caindo no engodo do relativismo. Como efeitos nocivos houve a degradação moral daquela sociedade e o prelúdio do descumprimento do propósito divino para aquela nação.
Vivemos tempos que se assemelham àqueles. Não devemos ser confundidos. Não podemos nos eximir de nossas responsabilidades. A Igreja de Jesus segue com a atribuição de ser sal da terra e luz do mundo, influenciando vidas e dissipando a confusão e a mentira por meio do Evangelho e por Jesus - o Caminho, a Verdade e a Vida. Ele mesmo é o paradigma para toda a humanidade. Não apenas a quem vive sob a cosmovisão judaico-cristã, pois a Jesus toda língua confessará e diante dEle todo joelho se dobrará. Obedeçamos às orientações de Jesus, seguindo seus passos. Que Jesus reine em nossos corações.